Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Encontrados mais de 600 restos de corpos humanos no México

  • 333

A zona onde foi feita esta descoberta foi uma das regiões onde estiveram instalados grupos criminosos relacionados com os cartéis da droga, num município do estado mexicano de Cuaohila

Mais de 600 restos humanos foram encontrados nas últimas horas num município do estado mexicano de Cuaohila, disse a meios de comunicação social locais o grupo Vida, formado por pais de pessoas desaparecidas.

A presidente do grupo, Silvia Ortiz, explicou que foram encontrados restos humanos como ossos e dentes, assim como roupas e sapatos, num local conhecido como "campo Patrocínio".

A zona onde foi feita esta descoberta foi uma das regiões onde estiveram instalados grupos criminosos relacionados com os cartéis da droga, há alguns anos, numa altura em que a cidade de Torreón, uma das maiores do estado de Coahuila, era considerada uma das mais violentas do mundo.

Segundo dados oficiais, quase duas mil pessoas desta região estão desaparecidas há anos.

Na semana passada, membros do Ministério Público que investigam e procuram pessoas desaparecidas revelaram que desde abril de 2015 foram encontrados no "campo Patrocínio" mais de 3.500 vestígios de, alegadamente, corpos humanos, alguns deles calcinados.

A identificação é difícil devido à degradação dos vestígios e por causa da incineração dos corpos levada a cabo pelos criminosos, segundo as autoridades.