Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

António Costa tem um “enorme orgulho” em Guterres

  • 333

Marcos Borga

António Guterres venceu a sexta votação para o cargo de secretário-geral da ONU e deverá ser eleito já esta quinta-feira

Helena Bento

Jornalista

O primeiro-ministro António Costa disse estar “orgulhoso” de Guterres, que venceu esta quarta-feira a sexta votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, para eleger o próximo secretário-geral da organização.

“Como português, [reajo] com um enorme orgulho, e como cidadão do mundo, com uma enorme satisfação, porque tudo indica que vamos ter a pessoa certa no lugar certo”, disse o primeiro-ministro. Com esta votação, já ninguém tem dúvidas de que a pessoa melhor colocada para assumir o cargo é o engenheiro António Guterres”.

“Foi um grande trabalho da nossa diplomacia, um grande esforço que todos temos feito, todos os órgãos de soberania, todos os partidos”, acrescentou António Costa.

António Guterres ficou à frente na votação desta quarta-feira com 13 votos a favor e nenhum contra. Deverá ser eleito já esta quinta-feira como o próximo secretário-geral das Nações Unidas, informou o presidente do Conselho de Segurança das ONU aos jornalistas.