Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Vídeo que mostra mulher a fazer frente a um islamita torna-se viral

  • 333

Dentro de um autocarro, um homem levanta-se e tenta bloquear o caminho a uma mulher que fala ao telemóvel, mas esta faz-lhe frente, tornando-o alvo de chacota. Vídeo encenado foi colocado na internet num apelo às mulheres marroquinas para que façam ouvir a sua voz nas próximas eleições

O vídeo de um minuto e meio que mostra uma mulher a fazer frente a um islamita num autocarro em Marrocos foi colocado online tornando-se viral, antes mesmo do início da campanha para as eleições gerais marroquinas que têm lugar a 7 de outubro.

Na situação encenada que surge como ação de campanha contra a abstenção das mulheres, um homem islamita levanta-se dentro de um autocarro e tenta bloquear o caminho a uma mulher que fala ao telemóvel. Quando esta lhe pede para passar, ele diz-lhe que as mulheres têm de ficar no seu lugar. A mulher não se fica, respondendo-lhe: “Por acaso eu sou um lâmpada? Não nos mataram com as vossas palavras podres”. Em seguida, consegue passar, tornando o homem alvo de chacota e após ter saído do autocarro aconselha uma jovem que se encontra na paragem para ir votar, de modo a que possa viver a sua vida.

O vídeo foi colocado no YouTube com a marca Bghina taghyr (Queremos Mudança), que tem sido acusada de ser financiada pelo Partido Autenticidade e Modernidade, o grande opositor ao Partido Justiça e Desenvolvimento, movimento conservador que tem governado Marrocos.