Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Donald Trump perdeu 800 milhões de dólares, diz a “Forbes”

  • 333

“Parte da minha beleza é a minha riqueza”, disse Donald Trump no passado. Mas a sua fortuna já teve melhores dias

© Lucas Jackson / Reuters

O candidato republicano à Casa Branca faz gala da sua fortuna. Mas segundo a revista “Forbes” perdeu 800 milhões de dólares no último ano

A revista “Forbes” acompanha a fortuna do magnata norte-americano há mais de 30 anos. Segundo a sua última avaliação, divulgada na quarta-feira, a riqueza de Donald Trump registou uma diminuição no último ano de 800 milhões de dólares (712 milhões de euros). Segundo a mesma publicação, a fortuna total de Trump andará à volta de 3700 milhões de dólares (cerca de 3300 milhões de euros).

“Eu tenho um rendimento brutal. Está na hora de termos alguém na Casa Branca que saiba o que é gerir dinheiro”, afirmou o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos durante o debate com a democrata Hillary Clinton, na passada segunda-feira.

A “Forbes” justifica a diminuição da fortuna de Trump com a queda do mercado imobiliário em Nova Iorque.

Dos 28 edifícios de que é proprietário e que foram avaliados pela revista, o valor de sete deles aumentou no último ano enquanto que o de 18 desceu, incluindo a sua jóia da coroa, a Trump Tower na Quinta Avenida em Nova Iorque.

A caminho da presidência

Ao contrário dos outros candidatos presidenciais, Trump financiou a sua própria campanha, não recorrendo a doações ou financiamentos externos. Até agora investiu 50 milhões de dólares (44,6 milhões de euros), recuperando parte deles ao sediar a sua candidatura na Trump Tower.

Os seus polémicos comentários relativos aos imigrantes mexicanos nos EUA, no início da corrida eleitoral, levaram também a que o milionário perdesse 100 milhões de dólares (89,2 milhões de euros) em acordos com as televisões NBC Universal e Univision, com a cadeia comercial Macy’s, entre outras grandes empresas.

Mas o que todos querem saber é a resposta à pergunta: Quanto é que Donald Trump vale? Há várias estimativas e nenhuma coincide. A sua campanha comunicou à Comissão Eleitoral Federal que os bens de Trump valem 10 mil milhões de dólares (8900 milhões de euros).

A “Forbes” avalia o magnata em 3700 milhões de dólares (3300 milhões de euros), a agência financeira Bloomberg em 3000 milhões de dólares (2700 milhões de euros) e a revista “Fortune” em 3900 milhões de dólares (3500 milhões de euros).

Até agora o candidato republicano recusou tornar públicas as suas declarações de impostos, o que criou especulação. “Se calhar ele não é tão rico como diz?”, questionou Hillary Clinton, no debate de segunda-feira. “Ou então paga zero em impostos federais. Quem sabe? No passado, sabe-se que ele usou as lacunas da lei.”

Clinton insinuou também que as declarações pudessem revelar “algo muito importante, até terrível, que ele está a tentar esconder”.