Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Foi recuperada a primeira gravação de música feita por computador

  • 333

Jack Copeland e Jason Long

STR/AFP/Getty Images

Jack Copeland e Jason Long, investigadores da Universidade de Canterbury, foram os responsáveis pelo restauro da gravação da primeira música digital feita há 65 anos

Em 1951, Alan Turing, cientista britânico mais conhecido como o pai das ciências da computação, gravava pela primeira vez uma música gerada por computador, através de uma engenhoca que o próprio criou para o efeito. Esta segunda-feira, investigadores neozelandeses anunciaram que recuperaram essa gravação.

Alan Turing, conhecido por ter decifrado o código Enigma, usado pelos nazis na II Guerra Mundial, foi responsável também por inovações no domínio da música. No entanto, de acordo com os investigadores da Universidade de Canterbury (UC), em Christchurch, "o trabalho pioneiro de Alan Turing, no final da década de 40, de transformar o computador num instrumento musical foi amplamente ignorado”.

"God Save the King", "Baa Baa Black Sheep" e "In the Mood" (de Glenn Miller) foram as três músicas que Turing escolheu para conceber digitalmente através do aparelho que tinha criado. O professor Jack Copeland e o compositor Jason Long, investigadores da UC, descobriram que o som da gravação de Turing estava distorcido e que as frequências não eram precisas.

Fazendo ajustes na velocidade do áudio, compensando o “desequilíbrio” na gravação e filtrando o ruído externo, Copeland e Long conseguiram recuperar a gravação de dois minutos.

A melodia pode ser ouvida num blogue. Clique aqui para acedê-la