Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Magnata da realidade virtual é financiador de “posts rascas” contra Clinton

  • 333

GETTY

“Demasiado grande para ser presa”. A frase acompanhou uma foto de Hillary Clinton no primeiro post da Nimble America, que se apresentou como uma organização “não lucrativa de apoio social”. Palmer Luckey, o multimilionário de 24 anos que criou os óculos de realidade virtual Oculus Rift, assumiu entretanto ser o financiador

“É algo que nenhuma campanha vai fazer”, escreveu Palmer Luckey, após ter assumido ser o grande financiador da Nimble America, a organização que na semana passada se estreou com um post com a imagem do rosto da candidata republicana às presidenciais norte-americanas, Hillary Clinton, acompanhada da frase em letras garrafais: “Demasiado grande para ser presa”.

O post foi colocado na Reddit, um agregador de notícias e conteúdos que também funciona como uma espécie de rede social, com espaço para comentários dos utilizadores.

“Nós conquistámos o Reddit e a condução da narrativa nas redes sociais, conquistámos (os mass media), e agora é tempo de colocarmos os mais deliciosos memorandos diante dos americanos, quer eles gostem ou não”, escreveu um representante da Nimble America, que foi apresentada como uma organização “não lucrativa de apoio social”. “Os posts rascas são poderosos e a magia dos memorandos é real”, referiu a declaração de apresentação da Nimble.

“NimbleRichMan” (“HomemRicoÁgil”) foi o pseudónimo daquele que surgiu como o grande financiador. Luckey - o magnata de Silicon Valley, de 24 anos, que em 2014 vendeu ao Facebook a empresa que criou os óculos de realidade virtual Oculus Rift por 1,8 mil milhões de euros – assumiu entretanto ser o “NimbleRichMan”.

“Dinheiro não é questão para mim. Pensei que seria uma forma de passar um bom bocado”, referiu, ao mesmo tempo que realçava que “a Revolução Americana foi fundada por individuos abastados”. Apesar de dizer ser apenas o financiador, o seu nome surgiu como vice-presidente da Nimble.

Há também rumores de que haverá outros magnatas da área das novas tecnologias como financiadores da campanha de “post rascas” contra a adversária do candidato do Partido Republicano Donald Trump.