Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Compromisso para receção de 360 mil refugiados estabelecido em cimeira da ONU

  • 333

GETTY

Apenas os países que se comprometeram a receber refugiados puderam participar na primeira cimeira dedicada ao problema da atual Grande Movimentação de Refugiados e Migrantes e Refugiados que teve lugar na ONU

O compromisso para a receção de 360 mil refugiados foi estabelecido esta terça-feira na primeira cimeira na ONU dedicada ao problema da atual Grande Movimentação de Refugiados e Migrantes, segundo referiu a embaixadora norte- americana Samantha Power, que realçou tratar-se “ainda apenas de uma pequena parte do auxílio” necessário.

O Presidente Barack Obama frisou que atualmente a “larga maioria dos refugiados encontram-se em apenas 10 países”, declarando aos líderes dos cerca de 50 países participantes que a cimeira foi “um teste ao nosso sistema internacional, onde todas as nações deviam partilhas as nossas responsabilidades coletivas”.

Apenas os países que se comprometiam em receber refugiados poderam participar no encontro. Obama declarou que os participantes aumentaram coletivamente este ano as suas contribuições para organizações humanitárias em cerca de 4000 milhões de euros.

Samantha Power ressalvou, contudo, que no passado os países tiveram “o péssimo hábito de fazer promessas e compromissos em conferências e depois não as concretizar”, acrescentando que “desta vez temos de fazer melhor”, pois “os reais resultados da cimeira só irão consistir no que os países vierem mesmo a fazer”.

Obama indicou também que a campanha que efetuou antes da cimeira, junto de empresários, resultou em compromissos de apoios para a crise dos refugiados na ordem dos 580 milhões de euros.

Atualmente existe um número recorde de 21,3 milhões de refugiados em todo o mundo. A situação levou a que os 193 países membros da Assembleia-Geral da ONU se tenham comprometido esta segunda-feira a dedicarem-se ao longo dos próximos dois anos a negociarem medidas a nível global relacionadas com o problema.