Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Espanhol Banco Popular faz reestruturação que afeta até 3.000 empregados

  • 333

O espanhol Banco Popular comunicou esta terça-feira oficialmente aos sindicatos, em Madrid, que vai realizar uma reestruturação que irá afetar entre 2.900 e 3.000 trabalhadores e o encerramento de 300 balcões.

Segundo noticia a agência EFE, o Banco Popular explicou, numa reunião com representantes sindicais, que estes ajustamentos se fazem no quadro da "era digital" e estão pensados para otimizar a rede de balcões.

Isso vai implicar a redução do número de trabalhadores nos balcões com menor rentabilidade por empregado e a limitação dos dias de abertura ao público nas localidades de menor dimensão.

Fontes dos sindicatos, também citadas pela EFE, mostraram-se preocupadas com as condições de saída dos empregados afetados pela medida porque, afirmam, o banco dispõe de uma quantia de dinheiro "limitada" para este fim.

De acordo com o Banco Popular, a reestruturação vai afetar entre 2.900 e 3.000 trabalhadores, dependendo da "aplicação definitiva das medidas de otimização", tendo esta entidade bancária 1.700 empregados com 59 anos ou mais.

Banco e sindicatos têm prevista uma nova reunião para esta sexta-feira e os sindicatos esperam que os representantes do banco sejam mais precisos nas suas intenções.