Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Partido de Putin em rota para vencer eleições legislativas

  • 333

MAX VETROV

Com 90% dos votos contabilizados, a Rússia Unida angaria 54,2%, cimentando o domínio da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, num sufrágio apontado como teste à popularidade de Vladimir Putin a dois anos das eleições presidenciais no país

O partido de Vladimir Putin e do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, deverá vencer as eleições legislativas deste domingo com mais de 50% dos votos. Esta segunda-feira de manhã, com 90% dos votos escrutinados pela Comissão Central Eleitoral, o Rússia Unida contava esta segunda-feira de manhã com 54,2%, contra os 13,5% do Partido Comunista, 13,3% dos Liberais Democratas e 6,2% do Rússia Justa.

Sem surpresas, o partido do Presidente russo cimenta assim o poderio da Duma, a câmara baixa do parlamento cujos 450 assentos foram a votos no domingo, nas primeiras eleições russas a contarem com a participação da população da Crimeia, a península do sudeste da Ucrânia que Moscovo anexou em 2014.

Ainda assim, analistas referem que a baixa participação eleitoral sugere um abrandamento do entusiasmo com o statu quo e o poderio de Putin, quando faltam 18 meses para as eleições presidenciais, marcadas para março de 2018.

“Podemos agora anunciar com certeza que o partido assegurou um bom resultado, que ganhou”, declarou o Presidente russo após o anúncio dos resultados provisórios. “A situação é dura e difícil mas as pessoas ainda assim votaram no Rússia Unida”, disse na televisão estatal, reconhecendo as dificuldades económicas que o país atravessa.