Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Jacques Chirac hospitalizado em Paris

  • 333

Francois Lenoir/Reuters

Antigo Presidente de França teve de ser transportado de urgência para a capital francesa durante umas férias em Marrocos por causa de uma infeção pulmonar

Jacques Chirac foi internado este domingo num hospital de Paris por causa de uma infeção pulmonar. Segundo a AFP, o antigo Presidente de França, de 83 anos, estava de férias em Agadir, Marrocos, e teve ser transportado de urgência, num avião privado da família real marroquina, para o hospital Pitié-Salpêtrière, na capital francesa.

Ao "Le Parisien", Frédéric Salat-Baroux, genro do antigo chefe de Estado, disse que Chirac deverá ficar internado durante algumas semanas por causa do risco de uma embolia pulmonar.

Esta não é a primeira vez que o antigo Presidente, no cargo entre 1995 e 2007, foi internado. Em setembro de 2005, durante o seu segundo mandato, sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou debilitado e que o levou a afastar-se quase totalmente da vida pública e política. Em 2008 foi operado para implantação de um pacemaker.

Mais recentemente, em dezembro de 2015, esteve novamente hospitalizado por razões desconhecidas. Um ano antes a sua mulher, Bernadette Chirac, já tinha reconhecido que o marido sofre de perdas de memória ocasionais.