Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Águias vão caçar drones na Holanda

  • 333

GETTY

“É uma solução de baixa tecnologia para um problema de alta tecnologia”, explicou um porta-voz da polícia holandesa, na apresentação da peculiar estratégia adotada para evitarem que os drones se tornem numa ameaça para a segurança pública

Águias treinadas pela polícia holandesa vão perseguir e deitar por terra os drones que se encontrem a sobrevoar áreas não autorizadas, segundo o peculiar programa apresentado esta segunda-feira.

Em sequência dos testes que têm sido levados a cabo desde o início de 2015, as autoridades holandesas consideraram que a iniciativa está pronta para avançar. “Nenhuma das águias ficou ferida, mas relativamente aos drones nenhum sobreviveu”, afirmou Dennis Janus, porta-voz da polícia holandesa, enquanto as aves exibiam as suas capacidades. “As águias veem os drones como ladrões e intercetam-nos enquanto eles voam, antes de pousarem onde se sentem seguras ainda com o drone nas suas garras”, acrescentou.

A polícia holandesa comprou para efeito as suas águias. que neste momento chegaram aos cinco meses de idade. Cerca de 100 agentes serão treinados para trabalharem com elas, de modo a que o “esquadrão voador” esteja operacional no próximo verão.

Antes de as suas águias chegarem a idade apropriada para levarem a cabo a sua missão, a polícia usará aves fornecidas pela empresa Guard From Above.