Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Líder de grupo rebelde sírio morto em ataque aéreo dos EUA

  • 333

A antiga Frente al-Nusra adotou um novo nome no final de julho de 2016, após cortar relações com a Al-Qaeda

OMAR HAJ KADOUR

Informação foi avançada à Reuters por fonte anónima do Jabhat Fatah al-Sham, anteriormente conhecido como Frente Al-Nusra

Um alto comandante e membro fundador do grupo rebelde sírio Jabhat Fatah al-Sham, até há pouco tempo conhecido como Frente al-Nusra, foi morto num ataque aéreo das forças norte-americanas durante um encontro dos líderes do grupo numa zona rural da província de Aleppo.

A informação sobre a morte de Abu Hajer al-Homsi, nome real Abu Omar Saraqeb, foi avançada à Reuters por fonte do grupo que, no final de julho, alterou o seu nome após cortar relações com a Al-Qaeda. Outra fonte disse à mesma agência que os líderes rebeldes estavm a manter um encontro num esconderijo na vila de Kafr Naha quando o bombardeamento de um caça americano os atingiu. A AFP também avança a notícia da morte de Saraqeb, citando fontes do grupo.

Para já, mais nenhum detalhe emergiu sobre as consequências deste ataque, aparte a fotografia posta a circular nas redes sociais por membros do grupo, para provarem que um outro líder, Abu Muslim al-Shami, está vivo contra informações em contrário. O líder do grupo, Abu Mohammad al-Jolani, não estaria no encontro à data do ataque.