Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

José Eduardo dos Santos anuncia remodelação governamental

  • 333

Getty

Ministro de Estado e chefe da Casa Civil e ministros das Finanças e da Agricultura têm substitutos. Há outras novidades no Executivo angolano

O Presidente da República angolano anunciou esta segunda-feira uma remodelação no Governo, com a substituição de vários ministros.

José Eduardo dos Santos nomeou Manuel da Cruz Neto como ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, substituindo Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa. Este último, por sua vez, assumirá o cargo de secretário-geral do Presidente da República, segundo a agência de notícias Angop.

Foram ainda nomeados Augusto Archer de Sousa Mangueira para a pasta das Finanças, que sucederá a Armando Manuel, e Marcos Alexandre Nhunga para a pasta da Agricultura, no lugar de Afonso Pedro Canga.

O chefe de Estado angolano exonerou também Manuel da Cruz Neto do cargo de secretário-geral do Presidente da República e Augusto Archer de Sousa Mangueira do cargo de presidente do conselho de administração da Comissão de Mercado de Capitais.

Há 37 anos no poder, o Presidente angolano e líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vive um momento difícil, com o país a atravessar uma crise económica e com novos críticos à sua governação.