Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Criança de nove anos salva irmão de afogamento

  • 333

Ao perceber que o irmão não estava a respirar, Markus telefonou para o serviço de emergência e seguiu à risca as indicações dos paramédicos. Menino de nove anos é descrito agora como um herói

Um menino de nove anos salvou o irmão de afogamento na Alemanha. “Foi um milagre, graças à intervenção corajosa do mano”, contou o paramédico ao “Die Welt”. Markus estava com o irmão de dois anos, Rudolf, e a avó a passar uma tarde na piscina na casa da família na cidade de Korbach.

Por instantes, a avó, de 65 anos, foi à sala buscar uma fralda para mudar ao bebé. Uma ausência que podia ser fatal. Quando regressou ao jardim, a idosa percebeu que o neto mais novo tinha corrido até à piscina, tendo caído de bruços na água. Com a ajuda de Markus, a avó tirou o neto da piscina e verificou que já não estava a respirar bem.

Nervosa e sem dominar bem o alemão, a matriarca russa viu-se impossibilitada de ajudar. Foi o neto mais velho, de nove anos, que se mostrou fundamental no salvamento de Rudolf.

O menor ligou para o serviço de emergência e seguiu todas as instruções dadas por um paramédico. “Eu vou ajudá-lo”, disse o paramédico do outro lado do telefone. E assim foi. Markus colocou o irmão numa posição de recuperação e fez respiração boca a boca até chegar a ambulância. Depois a criança foi transportada para o hospital de Marburg, no norte de Frankfurt, só por precaução.