Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Zuckerberg descontente com Elon Musk devido à explosão do foguetão Falcon 9

  • 333

Getty

A explosão destruiu o satélite através do qual o criador do Facebook tencionava fornecer ligação à internet a uma significativa parte da população da África sub-sahariana

O criador e diretor do Facebook, Mark Zuckerberg, escreveu no Facebook estar “profundamente desiludido” com a explosão, esta quinta-feira, do foguetão Falcon 9 (que pertencia à SpaceX de Elon Musk) que levava a bordo o satélite através do qual tencionava fornecer ligação à internet a uma significativa parte da população da África sub-sahariana.

“Encontrando-me aqui em África, eu estou profundamente desiludido de saber que a falha do lançamento da SpaceX destruiu o nosso satélite, que iria fornecer ligação a tantos empreendedores e todas as pessoas ao longo do continente. Felizmente, nós desenvolvemos outas tecnologias como Aquila que irão também ligar as pessoas. Nós permanecemos empenhados na nossa missão de ligar toda a gente, e nós continuaremos a trabalhar até que todos tenham as oportunidades que este satélite iria fornecer”, escreveu na mensagem que deixou na rede social.

A declaração de Zuckerberg surge como uma manifestação de descontentamento relativamente ao seu parceiro tecnológico Elon Tusk. O proprietário da SpaceX e da Tesla referiu na quinta-feira, numa mensagem divulgada no Twitter, que havia um problema com um tanque de oxigénio do satélite cujo lançamento deveria ocorrer no sábado.

O foguetão explodiu esta quinta-feira de manhã em Cabo Canaveral, na Florida, EUA, quanto estava a ser submetidos a testes. Desconhece-se, por enquanto, o que terá originado o problema.

  • Foguetão da SpaceX explode em Cabo Canaveral

    Uma densa coluna de fumo negro projetou-se nos céus de Cabo Canaveral, na Florida, depois de terem sido escutadas diversas explosões. O foguetão Falcon 9 da empresa SpaceX não sobreviveu aos habituais testes que antecedem o lançamento