Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Nova Zelândia emite alerta de “potencial ameaça tsunami” após sismo de 7.1

  • 333

Aviso foi emitido pelo Ministério da Defesa Civil. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais

Um sismo de 7.1 foi sentido na Nova Zelândia esta quinta-feira (4h37 de sexta-feira na hora local). Na sequência do forte abalo, o Ministério da Defesa civil emitiu um alerta de “potencial ameaça tsunami” e aconselhou a população a afastar-se das zonas costeiras. Até ao momento, não se conhece a existência de vítimas ou de danos materiais.

“Lançamos o alerta para toda a costa da Nova Zelândia, incluído as Ilhas Chatham. O Ministério e conselheiros científicos estão reunidos para determinar a severidade da ameaça. Até lá, as pessoas nas aéreas costeiras devem ter em atenção que um tsunami e ondas fortes são uma possibilidade”, lê-se no comunicado governamental.

Desde o primeiro abalo já se registou um “atividade de tsunami”, com uma onda de 30 cm no Cabo Oriental.

Eram 4h37 de sexta-feira na Nova Zelândia (17h37 de quinta-feira em Portugal Continental) quando a terra tremeu. O epicentro foi registado no oceano, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a 130 km de Te Araroa e a 55 km de profundidade.

Todos os anos, mais de 15 mil terramotos atingem a Nova Zelândia, escreve a BBC, mas só 150 é que têm intensidade suficiente para serem sentidos. Em 2011, a cidade de Christchurch, a maior da Ilha Sul, foi devastada por um sismo de 6.3 e fez 185 mortos.