Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Primeiro voo comercial dos Estados para Cuba já aterrou

  • 333

ALEXANDRE MENEGHINI/REUTERS

É mais um passo na normalização das relações entre ambos os países, apesar de os Estados Unidos ainda continuarem a não permitir o turismo para Cuba

O voo 387 da companhia JetBlue aterrou esta quarta-feira à tarde na cidade de Santa Clara, no centro de Cuba, 50 anos depois da última vez que um avião dos Estados Unidos havia efetuado a ligação aérea entre ambos os países.

Levando a bordo 150 passageiros, entre os quais o secretário de Estado norte americano dos Transportes, Anthony Foxx, o aparelho partira de Fort Lauderdale, na Florida, às 9h45 (13h45 em Portugal continental), tendo chegado ao seu destino uma hora mais tarde.

O início dos voos comerciais regulares entre os dois países ocorre após as relações diplomáticas terem sido restabelecidas em dezembro de 2014.

A administração de Barack Obama autorizou que 10 companhias aéreas baseadas nos Estados Unidos (American Airlines, Delta Airlines, Alaska Airlines, Frontier Airlines, JetBlue, Silves Airways, Southwest Airlines, Spirit Airlines, Sun Country e United Airlines) passem a voar para Cuba, estando previsto 110 voos diários.

Os Estados Unidos ainda não autorizaram oficialmente o turismo para Cuba. Desde o o ano passado, os cidadãos norte-americanos passaram contudo a estar autorizados a viajar para a ilha sob 12 circunstâncias especificas, tais como deslocações para fins jornalísticos, académicos ou visitas a familiares.