Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Nobel Joseph Stiglitz elogia acondenação da Apple a pagar milhões em impostos

  • 333

Win McNamee/GettyImages

Para o Nobel da economia, decisão é a forma de a União Europeia dizer efetivamente às grandes empresas: “Nós podemos apanhá-los”

Depois de a Comisssão Europeia ter anunciado que a Apple vai ter de entregar 13 mil milhões de euros de impostos que ficaram por pagar na Irlanda durante os últimos 10 anos, o Nobel da economia Joseph Stiglitz já veio a público elogiar a condenação. É a forma de a UE dizer efetivamente às grandes empresas “nós podemos apanhá-los”, afirmou Stiglitz, citado pela “BBC”.

O anúncio feito esta manhã é um desenvolvimento das investigações que os peritos de Bruxelas têm levado a cabo desde 2014 em torno de um acordo que a Apple e o governo irlandês assinaram com vista a uma redução da carga fiscal.

A propósito da situação da Apple, o Nobel da economia tem criticado com insistência a atual legislação fiscal dos EUA, considerando-a “obviamente deficiente”.

Há cerca de um mês, numa entrevista à agência Bloomberg, classificou mesmo como uma “fraude” a declaração de uma parte significativa dos lucros da Apple numa unidade mais pequena no estrangeiro.