Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hollande quer Reino Unido fora da União Europeia até 2019

  • 333

Dan Kitwood/GettyImages

Prolongar o processo de saída tem “o risco de provocar incerteza e instabilidade”, considera o presidente francês

François Hollande insistiu esta terça-feira que o Reino Unido deve estar fora da União Europeia até 2019. Na reunião anual dos embaixadores franceses em Paris, Hollande sublinhou a necessidade de o país formalizar com urgência a intenção de sair da Europa. “Para França, tudo deve estar concluído até 2019”, disse.

Ainda que compreenda que a primeira-ministra britânica, Theresa May, “precise de tempo” para abordar a questão do Brexit, o presidente francês reiterou que a ativação do artigo 50.º, que lança o processo negocial, não pode esperar, dado “o risco de provocar incerteza e instabilidade”.

Prolongar “indefinidamente” as negociações, como alguns políticos britânicos sugerem, “não é aceitável” nem para o Reino Unido, que votou pela saída, nem para a UE, sustentou, lembrando que a decisão tomada pelos britânicos é “definitiva”.

Uma vez oficializada, a saída do Reino Unido da UE tem consequências, lembrou também. Nomeadamente, os britânicos deixarão de participar nas decisões europeias e só poderão ter acesso ao mercado único se aceitarem as condições impostas, entre as quais a livre circulação.