Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ataque com explosivos a embaixada chinesa no Quirguistão faz pelo menos um morto

  • 333

Autoridades locais falam em atentado terrorista, ainda por reivindicar

Um carro armadilhado abalroou os portões da embaixada da China em Bisqueque, capital do Quirguistão, explodindo pouco depois e causando pelo menos um morto, avança a BBC esta terça-feira de manhã. Fontes das autoridades locais citadas pela agência de notícias AKIpress descrevem o evento como um atentado terrorista, ainda por reivindicar; a mesma agência cita o chefe de segurança da embaixada-alvo a garantir que nenhum membro do corpo diplomático ficou ferido.

Vídeos e fotografias partilhadas nas redes sociais mostram fumo a subir do edifício perto do qual o carro foi detonado, um carro que terá forçado a passagem pelos portões fechados até ao centro do complexo da embaixada, explodindo perto da residência oficial do embaixador chinês.

Fontes de segurança dizem que a vítima mortal era o condutor do carro, havendo notícias de que três outras pessoas ficaram feridas. Tanto os funcionários da embaixada chinesa como os da embaixada dos Estados Unidos, próxima do local, foram de imeditado evacuadas. O ataque já está a ser investigado pelas autoridades quirguizes.