Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ministro indiano do Turismo recomenda às turistas que “não usem saias”

  • 333

Outro pedido é que “fotografem a matrícula dos veículos em que circularem”

O ministro de Cultura e Turismo da Índia, Mahesh Sharma, fez saber que o governo indiano preparou um folheto informativo, a distribuir pelas turistas que visitem o país, com informações sobre o que fazer e o que evitar para garantirem uma estadia segura. “Não usar saia” é uma das recomendações.

Entre os restantes conselhos às visitantes consta também o alerta para que “não saiam à noite em pequenas cidades” e o pedido para “fotografem a matrícula dos veículos em que circularem”.

O teor das recomendações foi rapidamente criticado pelo autarca de Nova Deli e pelo líder da oposição, Arvind Kejriwal, que em mensagem via Twitter garantiu que, face ao momento atual, “as mulheres tinham mais liberdade para escolher o que vestir na época das proibições”, referindo-se aos textos indianos sagrados de há mais de três mil anos.

Mas o ministro já respondeu, explicando que a intenção não é dizer às mulheres o que vestir, mas sim chamar-lhes a atenção para o facto de na Índia existirem diferentes credos religiosos.

Num país onde se multiplicam os casos de violações, lembrou Mahesh Sharma, a recomendação para fotografarem as matrículas deve-se ao facto de muitos taxistas desonestos estarem envolvidos em assaltos e ataques a mulheres.