Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Forças líbias acreditam que vão libertar Sirte do Daesh. Ofensiva terrestre está em marcha

  • 333

MAHMUD TURKIA

Tropas do governo líbio começaram este domingo “a última fase” da ofensiva contra posições ainda controladas pelos terroristas do Daesh na zona de Sirte. A operação terrestre segue-se a uma noite de raides da força aérea dos EUA

As forças do governo líbio da União Nacional (GNA) lançaram este domingo "a última fase" da ofensiva contra as posições ainda controladas pelo DAESH em Sirte, na Líbia, segundo um porta-voz daquela unidade. "As nossas forças entraram nos últimos dois bairros do Daesh [acrónimo árabe do grupo extremista auto proclamado Estado Islâmico, EI] em Sirte", anunciou à agência noticiosa francesa AFP o porta-voz do centro de imprensa das forças pró-governamentais, Reda Issa: "A última batalha de Sirte começou", acrescentou.

Reda Issa referiu que "cerca de 1.000 soldados participam na última fase da operação". Situada a 450 quilómetros de Tripoli, Sirte, é a principal cidade controlada pelo movimento Estado Islâmico na Líbia, tomada em junho do ano passado. As forças do GNA entraram na cidade a 9 de junho, no seguimento de uma ofensiva iniciada a 12 de maio.

O centro de imprensa das forças do GNA esclareceu que a progressão agora anunciada, com veículos armados, acontece "depois de uma noite de raides" da força aérea dos EUA que apoia as tropas em Sirte desde 1 de agosto.