Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Explosão na Turquia faz dezenas de mortos

  • 333

Explosão ocorreu num salão de casamentos na cidade de Gaziantep, no sul do país. Segundo a Reuters, que cita um comunicado oficial, 22 pessoas morreram e outras 94 ficaram feridas

Helena Bento

Jornalista

Foi registada uma explosão, este sábado, num salão de casamentos na cidade de Gaziantep, no sul da Turquia. A notícia foi avançada por vários órgãos de informação turcos. Segundo a Reuters, que cita um comunicado oficial, 22 pessoas morreram e outras 94 ficaram feridas.

O governador Ali Yerlikaya classificou o ataque de “atentado terrorista”, sem nomear, contudo, possíveis responsáveis. Também o deputado Mehmet Erdogan, do partido AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento, islamita conservador), citado pela CNN turca, disse que “as primeiras informações levam a crer tratar-se de um atentado à bomba”.

A explosão ocorreu pouco antes da meia-noite local (22h00 em Lisboa). Gaziantep, cidade de maioria curda, fica a cerca de 64 km da fronteira com a Síria. Em maio, um bombista suicida fez-se explodir ali, matando dois polícias.

O ataque deste sábado acontece horas depois de o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, ter garantido que Ancara irá ter “um papel mais ativo” na resolução do conflito sírio.