Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Donald Trump reforça equipa responsável pela sua campanha

  • 333

CRISTOBAL HERRERA/EPA

Depois das notícias envolvendo o seu chefe de campanha num escândalo de pagamentos ilícitos, o candidato republicano mantém Paul Manafort, mas chama para o seu ‘staff’ um gestor e um diretor executivo

Pela segunda vez em dois meses, Donald Trump reformulou a equipa responsável pela sua campanha eleitoral, nomeando dois reforços: o pesquisador Kellyanne Conway assumirá a gestão da campanha e Stephen Bannon (do website de opinião e notícias Breitbart) será o seu diretor executivo.

Apresentados pelo candidato republicano como “pessoas incríveis”, autênticos “campeões”, os novos elementos assumem funções depois de o “The New York Times” ter denunciado o envolvimento do chefe da campanha de Trump num escândalo de pagamentos ilícitos.

Paul Manafort terá recebido, durante seis anos, cerca de 13 milhões de dólares, de um partido pró-russo. Manafort permanece na equipa do candidato e com o mesmo cargo, mas para os analistas, diz a “BBC News”, as novas nomeações significam que perderá influência .

A apenas 82 dias da eleição presidencial, Trump tem sido muito criticado mesmo no interior do seu partido e várias têm sido as vozes a pedir-lhe que suavize o tom da campanha. No entanto, as alterações na equipa não deverão refletir nenhuma mudança de estilo, já que nada parece demovê-lo de insistir no seu perfl controverso, nem mesmo as ‘escorregadelas’ que as sondagens revelam, mostrando que Trump soma menos intenções de voto.

“Eu sou quem eu sou e não quero mudar”, afirmou o milionário na terça-feira.
Segundo a agência AP, outras nomeações podem ser dadas a conhecer nos próximos dias.