Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Morreu o R2-D2 da “Guerra das Estrelas”

  • 333

PAUL HACKETT/REUTERS

Kenny Baker participou em “O Império Contra-Ataca” e no “Regresso de Jedi”, assim como nas três prequelas da saga, entre 1999 e 2005

O ator britânico que dava vida vida ao robot R2-D2 da saga “Guerra das Estrelas”, morreu este sábado, aos 81 anos. A notícia foi confirmada à BBC pela sua sobrinha, Abigail Shield.

Kenny Baker tornou-se conhecido em 1977, quando se transformou pela primeira vez no famoso robot. Participou em “O Império Contra-Ataca” e no “Regresso de Jedi”, assim como nas três prequelas da saga (entre 1999 e 2005). R2-D2 aparece ao lado de C-3PO, o robot de Anthony Daniels.

Kenny Baker nasceu em Birmingham. Citada pelo britânico “The Guardian”, a sua sobrinha recorda como o ator, em criança, viu-se confrontado com uma série de provações. “Foi-lhe dito que, muito provavelmente, não chegaria à idade adulta.” Mas o ator britânico mostrou, com a sua vida, que não havia nada mais errado do que esse prognóstico. “Temos muito orgulho no que fez durante a sua vida tão preenchida”, disse Abigail Shield.

“O Homem-Elefante”, “Flash Gordon” e “Os Bandidos do Tempo” são exemplos de outros filmes em que Kenny Baker participou.