Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Obama arrasa Trump (e questiona o Partido Republicano)

  • 333

MICHAEL REYNOLDS/EPA

“Isto não é uma situação em que temos uma gafe episódica. Isto é diária e semanalmente eles [Partido Republicano] terem de estar a distanciar-se das declarações que ele faz”, afirmou o presidente Barack Obama, questionando o apoio concedido a Donald Trump pelos republicanos

O presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta segunda-feira que Donald Trump é “inapto para servir como Presidente”, questionando os membros do Partido Republicano por que motivo o continuam a apoiar, quando continuamente têm de estar a distanciar-se das suas polémicas declarações.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Singapura, Obama disse que as recentes declarações de Trump sobre os pais de um soldado muçulmano norte-americano que morreu a servir o seu país Iraque, assim como os seus comentários sobre assuntos de política externa, mostram a sua total falta de preparação e capacidade para poder vir a assumir o cargo.

“A ideia que ele iria atacar uma família com a Estrela de Ouro que fez sacrifícios tão extraordinários em nome do nosso país, o facto de ele ele parecer não ter os conhecimentos básicos relativamente a assuntos críticos na Europa, no Médio Oriente, na Ásia, significa que ele está gritantemente não preparado para o cargo”, afirmou Obama

“Chega a um ponto em que é preciso dizer basta (…) A questão que eu penso que eles [republicanos] têm de se colocar é por que motivo ainda o apoiam se estão repetidamente a ter de afirmar que o que ele disse é inaceitável. O que diz sobre o vosso partido ele ser o vosso porta-estandarte? (...) Isto não é uma situação em que temos uma gafe episódica. Isto é diária e semanalmente eles terem de estar a distanciar-se das declarações que ele faz”, concluiu Obama.