Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Trump leva uma lição de mãe

  • 333

Foi um dos momentos e discursos que marcaram a convenção democrata da semana passada: um casal muçulmano que migrou para os EUA a contar como o seu filho morreu no Iraque a combater pela América. Só o pai falou, a mãe ficou em silêncio. Trump reagiu à Trump - desrespeitosamente: disse que ela não falou porque não tinha sido autorizada para tal, numa alusão a um papel subalterno de mulher. E agora recebeu a resposta

Num artigo de opinião publicado este domingo no “The Washington Post”, Ghazala Khan, a mãe do militar muçulmano morto em combate em 2004, no Iraque, acusa Donald Trump de ser “ignorante” no que ao Islão diz respeito e afirma que o candidato republicano à Casa Branca “não sabe nada sobre a palavra sacrifício”.

O texto é a resposta de Ghazala Khan às declarações de Trump, depois de este ter criticado o silêncio da mulher na convenção do Partido Democrata, sugerindo que talvez Ghazala não tivesse sido autorizada a falar ou “não tivesse nada para dizer”.

“Sem ter dito uma palavra, todo o mundo, toda a América, sentiu a minha dor”, escreve a mãe do capitão Humayun Khan, que perdeu a vida aos 27 anos. “Ao caminhar no palco da convenção, com uma enorme imagem do meu filho atrás de mim, mal me conseguia controlar. Que mãe conseguiria? Donald Trump tem filhos que ama. Não conseguirá ele imaginar porque não falei?”

Depois de recordar o filho e sublinhar que este se alistou “antes dos ataques de 11 de setembro” e por sentir que era esse “o seu dever”, Ghazala Khan explica que o marido – que usou da palavra no evento, criticando o candidato republicano – lhe perguntou se queria falar na convenção democrata e que foi ela quem recusou, por sentir que não conseguia.

Sobre o que Trump tem afirmado a propósito do Islão, Ghazala é perentória ao considerar que o candidato presidencial manifesta apenas ignorância: “Se estudasse o verdadeiro Islão e o Corão, tudo o que tem dito sobre os terroristas mudaria, porque o terrorismo é uma religião diferente.”

A terminar, Ghazala Khan recorda que Donald Trump tem falado muito sobre os sacrifícios que fez. “Ele não sabe nada sobre o que significa a palavra sacrifício”, conclui.

As declarações do candidato foram repudiadas por democratas e também por muitos republicanos, que se insurgiram contra o desrespeito manifestado por Trump relativamente aos pais de Humayun.