Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

“Prezo muito a minha segurança”: Luke Aikins, o homem que saltou a mais de 7500 metros sem paraquedas

  • 333

Mark Davis

“É quase como levitar.” Luke atingiu uma velocidade de 193 quilómetros e foi amparado por uma rede

Não se assume como um homem radical ou irresponsável. Antes pelo contrário: “Prezo muito a minha segurança”, garante Luke Aikins, um norte-americano que fez história este sábado ao saltar 25 mil pés (7.620 metros) sem paraquedas.

“É incrível. É quase como levitar”, descreveu à Fox o paraquedista de 42 anos. Aquela que começou por ser uma proposta informal de um amigo há cerca de dois anos tornou-se real este sábado. O salto foi transmitido em direto para o programa Heaven Sent, no canal Fox.

Durante o salto, que durou dois minutos, Luke Aikins atingiu uma velocidade de 193 quilómetros por hora. Ainda que uma equipa de paraquedistas o acompanhasse e estivesse à sua espera uma rede de segurança num terreno de Simi Valley, no estado da Califórnia, a sensação foi única. “Lá de cima a rede é praticamente invisível. A adrenalina é muita.”

Apesar da sua forte experiência, o paraquedista diz que fez questão de consultar previamente uma equipa de especialistas para garantir que faria o salto em segurança. Na plateia estavam a mulher e o seu filho de 4 anos.

Mark Davis/GETTY

“Eu sei que há um estereótipo das pessoas que praticam desportos radicais: são loucos, não se importam de viver ou morrer. Mas eu não sou assim”, disse o paraquedista à revista “People”.

Mark Davis/GETTY

Com mais de 18 mil saltos no currículo, Luke Aikins teve a sua primeira experiência enquanto paraquedista ainda adolescente. A paixão pela modalidade está-lhe no sangue, ou o seu avô não tivesse sido um dos fundadores de uma escola de paraquedismo nos EUA. Atualmente é também conselheiro de segurança da Associação de Paraquedistas dos Estados Unidos (USPA) .