Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

EUA iniciam bombardeamentos na Líbia para acabarem com “paraíso seguro do Daesh”

  • 333

Operação deverá prolongar-se pelos próximos dias e surge em sequência de um apelo do governo líbio

Aviões norte-americanos iniciaram uma vaga de bombardeamentos contra a cidade portuária líbia de Sirte, que é atualmente um bastião do Daesh, segundo indicou o Pentágono.

“Estas ações e aquelas que levámos a cabo anteriormente vão ajudar a impedir o Daesh de ter um paraíso seguro na Líbia a partir do qual poderiam atacar os Estados Unidos e os nossos aliados”, referiu o Pentágono em comunicado.

O primeiro-ministro líbio, Fayez al-Sarraj, anunciou, em declarações transmitidas televisivamente, que os bombardeamentos causaram “pesadas perdas” ao Daesh.

As potencias ocidentais têm expressado preocupação pela crescente presença do grupo na Líbia. Os Estados Unidos já tinham efetuado anteriormente ataques aéreos contra Sirte, mas esta nova vaga de bombardeamentos, que deverá prolongar-se pelos próximos dias, é a primeira operação levada a cabo em coordenação com o Governo líbio.

A operação ocorre em sequência de um apelo líbio, tendo sido autorizada pelo presidente Barack Obama após a recomendação do secretário de Estado da Defesa, Ash Carter, e do general Joseph Dunford.

Os ataques aéreos norte-americanos surgem em apoio à ofensiva iniciada em maio pelas forças líbias contra o Daesh.