Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Marinha norte-americana vai ter um navio chamado Harvey Milk

  • 333

Getty

Símbolo maior da luta pelos direitos dos homossexuais na América, serviu na Armada entre 1951 e 1955 e, de volta à vida civil, tornou-se o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo político no estado da Califórnia

A Marinha dos Estados Unidos vai atribuir a um navio da sua frota o nome de um ativista dos direitos dos homossexuais, Harvey Milk, de acordo com despacho do Congresso a que o Instituto Naval norte-americano teve acesso.

No despacho datado de 14 de julho e assinado pelo secretário da Marinha, Ray Mabus dá conta da sua decisão de atribuir a um dos navios reabastecedores do homem que, depois de ter deixado a Marinha, foi o primeiro homossexual assumido a ser eleito no estado da Califórnia.

O navio que deverá ser batizado USNS Harvey Milk (T-AO-206), o segundo da classe John Lewis, está atualmente em construção nos estaleiros da General Dynamics NASSCO em São Diego, Califórnia.

No seu despacho, Ray Mabus informa ainda que aos navios desta classe deverão ser atribuídos nomes de ativistas dos direitos humanos, começando desde logo pelo congressista republicano John Lewis (1940-). O antigo presidente do Supremo Tribunal, Earl Warren (1891-1974), que se bateu pelo fim da segregação racial, ou da ativista dos direitos das mulheres, Lucy Stone (1818-1893), também terão os seus nomes em reabastecedores da frota da Marinha dos EUA. Mas quem foi Harvey Milk?

Nascido numa família e marinheiros, serviu na Armada norte-americana entre 1951 e 1955. Durante a Guerra da Coreia (1950-1953), integrou, como mergulhador, a guarnição do navio de resgate de submarinos “Kittiwake”. Quando deixou a Marinha foi para a política, tornando-se o primeiro homossexual assumido a ser eleito no estado da Califórnia. Foi assassinado em 1978.

A honra que será agora atribuída a título póstumo resulta da pressão exercida a partir de 2011 por diversas organizações defensoras dos direitos dos homossexuais, lésbicas e transexuais.