Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rajoy aceita convite do rei de Espanha para tentar formar Governo

  • 333

ANGEL DIAZ/AFP/Getty Images

Líder do PP e chefe do Governo de gestão não clarificou o que fará se não conseguir obter os apoios necessários

Após cerca de uma hora de reunião entre o rei Felipe VI e Mariano Rajoy, o líder do Partido Popular (PP), de direita, anunciou que vai aceitar o convite do rei de Espanha para tentar formar Governo.

Em conferência de imprensa no Palácio de Moncloa, Rajoy comprometeu-se a realizar “todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa”, de modo a evitar a realização de novas eleições em Espanha. E adiantou que irá dirigir-se “de maneira preferencial” às forças “constitucionalistas”, com as quais considera ser mais razoável alcançar acordos.

Embora tenha recusado especificar aquilo que fará se não conseguir congregar os apoios necessários para obter uma maioria parlamentar (“não convém adiantar acontecimentos, muito menos em circunstâncias como estas”, disse), o atual chefe do Executivo em funções não exclui a possibilidade de formar um Governo de minoria, apenas com os apoios do Partido Popular.

Contudo, este cenário é apenas viável se os restantes partidos garantirem uma lealdade mínima aos objetivos de estabilidade orçamental, anota o “El Mundo”.

Mariano Rajoy também não apresentou prazos concretos para formar Governo, limitando-se a afirmar: “Num prazo razoável de tempo, informarei o resultado dos apoios recebidos e, consequentemente, se estou em condições de formar Governo”. As negociações com as restantes forças políticas começam já esta sexta-feira.