Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

O Papa caiu mas está tudo bem

  • 333

As pessoas notáveis também caem. Mas depois erguem-se. Está tudo bem com Francisco

Expresso com Lusa

É daquelas imagens que marcam sempre, mas que no caso em concreto também humanizam - e que aproximam o Papa de todos nós, porque caímos todos de quando em vez. Francisco tropeçou esta manhã durante a missa no santuário polaco de Czestochowa e a imagem da queda é das mais comentadas deste 28 de julho de 2016.

Mas está tudo bem com o Papa. Francisco caiu, reergueu-se e foi reerguido. A missa prosseguiu com a solenidade devida.

O chefe da Igreja Católica Francisco iniciou quarta-feira uma visita à Polónia, país onde decorrem as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Francisco vai encontrar-se com jovens e fará um percurso em silêncio pelos campos de Auschwitz e Birkenau.

O Papa vai encontrar-se ainda com dez sobreviventes do holocausto e com 25 “justos entre as nações, não-judeus que puseram a vida em risco para salvar judeus do extermínio nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Francisco, que viaja pela primeira vez para o coração da Europa católica, à qual ainda não tinha prestado atenção por preferir aquelas que denomina de "periferias do mundo", vai transformar esta visita numa homenagem a João Paulo II, que se deslocou nove vezes ao país natal.