Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ladrões devolveram quadros de Dali e de Lempicka roubados há sete anos

  • 333

Arthur Brand, detetive especialista em arte, contou que foi contactado pelos próprios assaltantes através de um intermediário, pois “não queriam ser culpados de destruição ou revenda das obras de arte”

Duas pinturas roubadas há sete anos do museu holandês Scheringa, uma de Salvador Dali e outra de Tamara de Lempicka, foram devolvidas pelos ladrões, anunciou esta quarta-feira um detetive especialista em arte.

Arthur Brand, citado pelo jornal holandês De Telegraaf, disse ter sido contactado pelos próprios assaltantes através de um intermediário, pois "não queriam ser culpados de destruição ou revenda das obras de arte".

As obras são "Adolescência", de 1941, do artista surrealista catalão Salvador Dali, e "La Musicienne", de 1929, da polaca Tamara de Lempicka.

O detetive entregou as pinturas à Polícia britânica Scotland Yard, que entrou em contacto com o proprietário legítimo das obras, cuja identidade não foi revelada.

As duas obras de arte foram roubadas do Scheringa Museum of Realist Art, na cidade holandesa de Spanbroek, nordeste do país, a 01 de maio de 2009.