Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Troca de oxigénio por nitrogénio mata recém-nascido na Austrália

  • 333

Incidente ocorreu num hospital de Sidney. Outro bebé encontra-se em estado grave

A administração de nitrogénio em vez de oxigénio matou um recém-nascido num hospital de Sidney. Outro bebé corre risco de vida, segundo a imprensa local.

O incidente ocorreu no passado dia 13 de julho no hospital de Bankstown-Lidcombe, cuja administração já lamentou o sucedido. Foi um pediatra que alertou para a hipótese de um erro médico, na sequência da morte súbita do recém-nascido.

A ministra da Saúde, Jillian Skinner, já lamentou aquele que considera ser um “erro trágico”, manifestando a sua “profunda tristeza e dor” às famílias. “Estou profundamente devastada pelas famílias do bebé que morreu e do recém-nascido que foi gravemente afetado. Tenho muita pena que as famílias tenham sofrido com um erro destes. O Serviço Nacional de Saúde irá fazer tudo o que puder para ajudá-la”, assegurou.

A governante adiantou ainda que já foi aberto um inquérito para apurar as causas do incidente. Não satisfeitos com a declaração, os partidos da oposição já pediram o afastamento da ministra.

Jillian Skinner garantiu que se demitirá caso a investigação indique que houve negligência da sua parte, mas disse acreditar que não esteve em causa tal situação.