Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hillary Clinton já tem vice-presidente

  • 333

Hillary Clinton e Tim Kaine

Alex Wong/ Getty Images

Tim Kaine, senador e ex-governador da Virginia, foi o escolhido pela candidata democrata às eleições presidenciais norte-americanas Hillary Clinton para vice-presidente. Quem é este homem?

O anúncio do nome escolhido estava inicialmente agendado para este sábado, mas a Convenção dos Republicanos em Cleveland gerou tanta publicidade (e controvérsia) que Hillary Clinton decidiu adiantar-se. Tim Kaine, 58 anos, senador dos EUA, e ex-governador da Virginia (cargo que ocupou de 2006 a 2010), foi o eleito da candidata democrata à presidência dos EUA. Mais ao centro do que os seus “rivais” ao cargo (Elizabeth Warren ou Bernie Sanders), Kaine é visto como uma tentativa de ganhar eleitorado mais moderado para a candidatura de Hillary. Conhecido pela sua posição anti-aborto, mas a favor do casamento homosexual, o atual senador cohece bem a Virginia, considerado um “swing-state”, sem tradição fixa de preferência partidária. A conquista destes Estados pode ser, neste momento, fundamental no resultado das eleições de 8 de novembro.

Chegar ao eleitorado latino, superior a 13 milhões de pessoas, é também um dos objectivos desta escolha, já que Kaine é fluente em espanhol - até fez um discurso integral de 13 minutos nesta língua, no Senado - e que Trump tem um discurso marcadamente anti-imigrantes.

Nascido no Minnesota, há 58 anos, filho de um soldador escocês e de mãe irlandesa, Tim Kaine cresceu em Kansas City, na fé católica, o que explica talvez o seu forte posicionamento anti-aborto, e frequentou Direito na prestigiada Universidade de Harvard. Depois, mudou-se para a Virginia, onde cresceu e foi dar aulas na faculdade de Direito de Richmond. Na vida política desde 1998, começou por ser mayor dessa mesma cidade, até ter sido eleito vice-governador da Virginia em 2002. Subiu a governador entre 2006 e 2010, e entre 2009 e 2011 presidiu ao Comité Nacional Democrata, a convite do atual presidente, Barack Obama. Em 2013, foi eleito senador pelo Estado da Virginia.

Este sábado, em Miami, Hillary irá apresentá-lo oficialmente num comício como seu vice-presidente. No Twitter, a candidata presidencial definiu Tim Kaine como “um homem que dedicou a sua vida a lutar pelo outros”.