Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

O estranho alerta sobre água contaminada com marijuana nos EUA

  • 333

GETTY

Habitantes de uma pequena cidade do estado do Colorado estão a ser aconselhados a não beberem água canalizada

THC, o agente psicoativo da marijuana, foi detetado num dos poços de onde provém a água canalizada de Hugo, uma pequena cidade do estado norte-americano do Colorado, segundo indicaram as autoridades locais, na quinta-feira.

Um funcionário estatal da pequena cidade de apenas 800 habitantes detetou o químico que os responsáveis de saúde pensam ter “relação com o THC”, referiu o gabinete do xerife do condado de Lincoln.

“Uso de água na casa de banho é seguro, mas até mais informações, por precaução, evitem beber a água da cidade de Hugo”, afirmou o gabinete do xerife, referindo que, “neste momento, os investigadores estão a inteirar-se da situação com o Estado e as autoridade federais”.

A informação é contudo bastante estranha pois, apesar do uso de marijuana ser legal no Colorado, tanto para fins medicinais como recreativos, não existem zonas de cultivo ou de fornecimento da droga na região em causa.

Além disso, há quem duvide que seja sequer possível a contaminação de água por THC. “É virtualmente impossível encontrar THC na água em níveis concentrados, porque os canabinoides não são solúveis com a água”, indicou Peter Perrone, químico e proprietário de uma instituição estatal de testes de canábis em Denver, em declarações à agência Reuters.