Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Caso Tapie: Lagarde vai ser julgada por negligência

  • 333

FABRICE COFFRINI/GETTY

A diretora-geral do FMI vai ser mesmo julgada por negligência num caso que envolve uma indemnização de 404 milhões de euros pelo Estado francês a um empresário

Um tribunal francês decidiu esta sexta-feira que Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), será julgada pelo seu papel no caso Tapie. A antiga ministra da Economia francesa responderá em tribunal pelo caso que envolveu o antigo banco público Crédit Lyonnais e o empresário Bernard Tapie.

Lagarde é acusada do crime de peculato entre outros, que são puníveis com uma pena de prisão de um ano e 15 mil euros de multa, segundo o jornal “Le Figaro”.

A justiça quer saber se houve negligência numa arbitragem que em 2008 decidiu a favor de Bernard Tapie numa disputa que envolvia também o banco público Crédit Lyonnais, acabando por ser atribuída ao empresário uma compensação de 404 milhões de euros.

A antiga ministra será julgada pelo Tribunal de Justiça da República, a instância habilitada a julgar os delitos cometidos por membros do governo no exercício das suas funções.

“Nada foi dito sobre a questão de fundo da responsabilidade da senhora Christine Lagarde. Este debate será realizado no Tribunal de Justiça e estou confiante de que este último afastará toda a responsabilidade de Lagarde”, declarou Patrick Maisonneuve, advogado da diretora-geral do FMI.

A 17 dezembro, um outro tribunal francês já tinha decidido que Lagarde deveria responder na justiça, mas a diretora-geral do FMI recorreu e agora o tribunal de recurso validou a anterior decisão judicial.

O FMI já afirmou que mantém a "confiança" em Lagarde, depois de ter sido anunciada a decisão da justiça.

O Conselho de Administração do FMI, que representa os 189 Estados-membros, "continua a manifestar a sua confiança na capacidade da diretora-geral de desempenhar eficazmente as suas funções", declarou o porta-voz da instituição, Gerry Rice, em comunicado.

(Atualizado às 16h14)