Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Labrador salva adolescente perdido

  • 333

Rapaz esteve perdido durante mais de 40 horas numa serra mexicana, onde se encontrava a participar num acampamento de verão

Um cão labrador ajudou um adolescente mexicano que permaneceu perdido na Serra Madre Oriental, no nordeste do México, durante mais de 40 horas.

Juan Heriberto Treivño, de 14 anos, encontrava-se num acampamento de verão quando no domingo à tarde se afastou dos seus amigos e caiu numa ravina, ficando perdido. Até ser encontrado, passou duas noites ao relento no meio da floresta, mas a inesperada ajuda do cão, que se manteve junto dele durante todo esse período, revelou-se preciosa.

“A criança teve a sorte de encontrar o cão”, afirmou Martin Castillo, vice-diretor da Proteção Civil de Nuevo Leon, citado pelo “El País”. “Naquela parte da montanha é muito fácil perder-se. Além disso, faz muito frio durante a noite, é muito alto.”

Para resistir às baixas temperaturas da noite, o rapaz dormiu abraçado ao animal. O cão ajudou-o também enquanto caminhava durante o dia, orientando-o no caminho, nomeadamente quando no segundo dia o levou até junto de uma poça de água, onde puderam saciar a sede.

Entretanto, as autoridades locais haviam mobilizado meios de resgate, tendo as buscas contando com o auxílio dos moradores da região. O rapaz e o cão acabariam por ser encontrados na terça-feira, desnutridos e cansados, mas sem sequelas físicas.