Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Depois de Melania Trump, Donald Trump Jr.: mais uma acusação de plágio

  • 333

GETTY

Um dia depois de a sua madrasta ter feito um discurso que plagiava Michelle Obama, o filho do candidato republicano às presidênciais fez uma intervenção que também tinha frases que não eram exatamente originais

Algumas das frases usadas por Donald Trump Jr. durante a sua intervenção na convenção nacional do Partido Republicano, esta terça-feira, tinham grande proximidade e paralelismos com as de um artigo que fora publicado em maio deste ano.

“As nossas escolas costumavam ser ascensores para a classe média, mas estão agora paralisadas no rés-do-chão (…) Elas são como os departamentos das lojas da era soviética que são geridas para beneficio dos funcionários e não dos clientes.” Foi este excerto do seu discurso que deu que falar, quando alguém nas redes sociais percebeu as semelhanças com o artigo “Trump vs. Nova Classe: O Donald é um liberal – Tal Como Ronald Reagan foi”, publicado a 2 de maio desde ano.

“O que deveria ser um elevador para a classe mais elevada está paralizado no rés-do-chão. Parte da culpa disto pode assentar na base dos interesses entrincheirados do sistema: os sindicatos dos professores e o professorado do ensino superior. As nossas escolas e universidades são como os departamentos das velhas lojas soviéticas, cuja missão era servir os interesses das vendas dos funcionários e não dos clientes”, refere o excerto em causa do artigo.

De início pensou-se que a família de Donald Trump não tinha aprendido a lição e que um dia depois de a mulher do candidato republicano às presidências ter efetuado um discurso com frases plagiadas de um de Michelle Obama de 2008, a intervenção de Donald Trump Jr. também parecia padecer de um problema semelhante.

Posteriormente, veio contudo a perceber-se que esta situação tinha contornos diferentes, pois o artigo em causa era de autoria de F. H. Buckley, que também tinha sido responsável pela criação do discurso do filho de Donald Trump, onde pelos vistos resolveu reciclar parte do seu próprio texto.

  • O vídeo do momento: Melania plagia Michelle

    Melania Trump, possível futura primeira-dama dos Estados Unidos, está a ser acusada de ter copiado o discurso que Michelle Obama proferiu aos democratas na convenção de 2008. Descubra as diferenças