Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Ataque a base militar no Mali provoca 17 mortos e 35 feridos

  • 333

A ação terá sido desencadeada pela Aliança Nacional para a Proteção, Identidade e Restauração da Justiça dos Peul, no entanto diversas fontes de segurança da região duvidam da veracidade da responsabilidade do grupo

Um ataque contra uma base militar das forças armadas malianas provocou 17 mortos e 35 feridos, tendo as autoridades, em comunicado citado pela agência France Presse, garantido que os autores serão encontrados castigados.

A ação terá sido desencadeada pela Aliança Nacional para a Proteção, Identidade e Restauração da Justiça dos Peul (ANSIPRJ).

O ataque teve como alvo o acampamento militar em Nampala, tendo vários soldados sido feitos reféns e a base incendiada.

Contudo, diversas fontes de segurança da região disseram à agência France Presse (AFP) que duvidam da veracidade da responsabilidade do grupo, visto este ter sido fundado no mês passado após confrontos na área onde aconteceu o ataque.

Ataques violentos têm acontecido no norte do Mali, região que caiu sob o controlo dos rebeldes Tuaregue que são aliados de grupos 'jihadistas' ligados a Al-Qaida desde 2012.

Os ataques têm também sido frequentes no centro do país, perto das fronteiras com o Burkina Faso e Níger, países onde elementos 'jihadistas'.