Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Obama condena ataque a “civis inocentes”

  • 333

JONATHAN ERNST/REUTERS

O presidente norte-americano já endereçou as condolências aos franceses. Em comunicado, Barack Obama reforçou o apoio ao “seu mais antigo aliado”

Barack Obama condenou o ataque em Nice, que aconteceu na noite desta quinta-feira durante as celebrações do Dia da Tomada da Bastilha. O presidente norte-americano foi informado do sucedido poucos minutos depois da situação, mas só ao começo da madrugada (em Lisboa) divulgou um comunicado.

“Em nome dos norte-americanos, condeno fortemente aquilo que parece ser um horrorífico ataque terrorista, que matou e feriu dezenas de civis inocentes. Os nossos pensamentos e orações estão com os familiares das vítimas e os seus ente-queridos, desejamos a recuperação total dos feridos”, lê-se no documento partilhado pela Casa Branca.

Obama informou ainda que já colocou uma equipa em contacto com as autoridades francesas, que está disponível para prestar assistência e “levar os responsáveis [do ataque] à justiça”.

“Estamos solidários e ao lado de França, o nosso mais antigo aliado, na resposta e na recuperação deste ataque. Neste Dia da Bastilha, somos lembrados da extraordinária resiliência e os valores democráticos que fizeram de França uma inspiração para o mundo inteiro, e conhecemos o caracter da Republica Francesa perdurará depois desta devastadora e trágica perda”.