Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Kerry garante todo o apoio a França

  • 333

SERGEI KARPUKHIN/REUTERS

O secretário de Estado norte-americano disse que os ideais “liberdade, igualdade e fraternidade” – que se celebravam esta quinta-feira em França, no aniversário da Tomada da Bastilha – não serão esquecidos, garantindo que o EUA continuam ao lado de Paris na luta global contra o terrorismo

O secretário de Estado norte-americano John Kerry condenou esta sexta-feira o atentado em Nice e garantiu que os EUA irão prestar todo o apoio necessário a França.

“Estive com muito orgulho ao lado dos líderes franceses nas celebrações em Paris da Tomada da Bastilha, e garanto que os Estados Unidos irão manter-se firmes ao lado do povo francês durante este momento de tragédia. Vamos fornecer todo o apoio necessário”, afirmou John Kerry num comunicado.

Classificando de “horrendo” o ataque contra pessoas inocentes, Kerry considerou que os ideias franceses – “liberdade, igualdade e fraternidade” – que se celebravam em mais um 14 de Julho em França não serão esquecidos.

“Em nome de todos os norte-americanos, e especialmente o grande número com laços estreitos com a França, quero apresentar as nossas mais profundas condolências aos amigos e familiares daqueles que morreram e as nossas esperanças de uma rápida recuperação para aqueles que ficaram feridos”, acrescentou.

O secretário de Estado norte-americano assegurou ainda que a embaixada dos EUA em Paris está a reunir todos os seus esforços para dar apoio aos cidadãos norte-americanos presentes em Nice, apelando para estes para contactarem os familiares e os serviços consulares e informarem se estão bem ou necessitam de ajuda.

Esta madrugada, Barack Obama também lamentou o atentado em Nice, que causou pelo menos 84 mortos e 202 feridos, realçando as vidas perdidas de inocentes. “Estamos solidários e ao lado de França, o nosso mais antigo aliado, na resposta e na recuperação deste ataque”, declarou o Presidente norte-americano, reafirmando que os EUA continuam ao lado da França na luta global contra o terrorismo.