Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Federica Mogherini apela ao respeito pelas instituições na Turquia

  • 333

Lennart Preiss/GETTY

A chefe da diplomacia da UE diz que está em contacto com a delegação da União Europeia em Ancara e pede “respeito pelas instituições democráticas” na Turquia

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu esta sexta-feira "contenção" e "respeito pelas instituições democráticas" na Turquia, onde o poder instituído denunciou uma tentativa de golpe de Estado.

"Em contacto constante com a delegação da União Europeia em Ancara e com Bruxelas, desde a Mongólia (onde a responsável está a participar numa cimeira UE-Ásia) apelo à contenção e ao respeito para com as instituições democráticas", publicou Mogherini na rede social Twitter.

Em março a União Europeia e a Turquia assinaram um acordo sobre imigração.

Os militares turcos anunciaram esta noite que tomaram o poder no país e declararam a lei marcial e o recolher obrigatório.

As forças de segurança turcas encerraram as duas pontes sobre o estreito do Bósforo, em Istambul, tendo o primeiro-ministro admitido que esteja em curso um golpe militar.

Os soldados controlaram os aeroportos internacionais de Ancara e Istambul, que estão encerrados e os voos foram todos cancelados.