Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Maior defensor do Brexit é nomeado para o governo britânico

  • 333

WILL OLIVER/EPA

Boris Johnson foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros por Theresa May. Já Philip Hammond substituirá George Osborne como ministro da Economia

Começam a ser conhecidos os rostos do novo governo britânico. Depois de Theresa May ser empossada esta tarde como primeira-ministra do Reino Unido, estão a chegar ao número 10 de Downing Street os novos governantes. A maior surpresa reside na escolha de Boris Johnson, o cabeça de cartaz da campanha do Brexit, que foi nomeado pela chefe do governo britânico como titular da pasta dos Negócios Estrangeiros.

Por sua vez, Philip Hammond, que foi até agora ministro dos Negócios Estrangeiros, substituirá George Osborne como ministro da Economia. O novo governante terá a tarefa de manter a economia a funcionar nos tempos de incerteza que se vivem, devido à votação favorável à saída do Reino Unido da União Europeia no referendo no passado dia 23 de junho, que deu vitória ao Brexit.

Por outro lado, Amber Rudd, que foi ministra da Energia e das Alterações Climáticas do governo de Cameron, será a nova ministra da Administração Interna, enquanto David Davis, membro do Partido Conservador, irá liderar as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia. Já Michael Fallon vai manter-se como ministro da Defesa do Reino Unido. Liam Fox será ministro do Comércio Internacional (um cargo que não existia no anterior governo).

Durante a cerimónia de tomada de posse, Theresa May prometeu esta quarta-feira “construir um país melhor para todos”, elogiando o legado do seu antecessor. “Seguirei os passos de um grande e moderno primeiro-ministro. Sob a liderança de Cameron, o governo conseguiu estabilizar a economia, reduzir o défice e ajudar mais pessoas a conseguirem emprego”, declarou a primeira-ministra britânica, garantindo que a Grã-Bretanha terá um “novo papel no mundo”.

Theresa May foi indigitada pela rainha Isabel II numa curta cerimónia que decorreu esta tarde no palácio de Buckingham.