Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hollande pede a May urgência nas negociações do Brexit

  • 333

Dan Kitwood/GETTY

O Presidente francês reafirmou à nova chefe de Estado britânica o seu desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia tenham início “o mais rapidamente possível”

O Presidente francês, François Hollande, felicitou esta quarta-feira a nova primeira-ministra britânica, Theresa May, e reiterou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia decorram "o mais rapidamente possível".

Hollande contactou a nova primeira-ministra para lhe "endereçar as suas felicitações" na sequência da nomeação para o número 10 de Downing Street, segundo um comunicado do Palácio do Eliseu.

Os dois líderes, acrescenta o comunicado, "comprometeram-se a prosseguir ativamente no desenvolvimento de relações bilaterais de amizade que unem a França e o Reino Unido em todos os domínios".

O Presidente reiterou a sua esperança de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia tenham início "o mais rapidamente possível", acrescentou a presidência francesa.

Theresa May, a partir desta quarta-feira a chefe do executivo britânico, prometeu "enfrentar o desafio" do Brexit e confiou a pasta da diplomacia a Boris Johnson, o antigo autarca de Londres que na campanha do referendo para a permanência ou saída da União Europeia defendeu a saída. A primeira-ministra criou um Ministério do Brexit, chefiado por David Davis.

Uma reunião sobre as consequências do Brexit junta no fim de agosto em Itália o Presidente francês, a chanceler alemã, Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Num referendo no mês passado os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia - Brexit.