Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mais de 35 mil soldados a postos em Taiwan para enfrentar o supertufão Nepartak

  • 333

Em 2015, o supertufão Dujuan matou três pessoas em Taiwan e feriu mais de 300. Seis anos antes, outro tufão provocou mais de 600 mortos

Getty Images

Primeira grande tempestade tropical da estação deve chegar esta sexta-feira à ilha, com ventos de até 263 km/h e muita chuva, aumentando os riscos de deslizamentos de terras e cheias. País está em alerta máximo, com todos os voos cancelados e escolas encerradas

Taiwan cancelou esta quinta-feira dezenas de voos domésticos e internacionais e encerrou escolas, escritórios e edifícios governamentais, colocando a região em alerta máximo antes da chegada do supertufão Nepartak, que deverá atingir a ilha às primeiras horas desta sexta-feira, antes de prosseguir o seu rumo para a China continental.

Segundo os meteorologistas, a primeira tempestade tropical da época chega em forma de supertufão à ilha com ventos de até 263 km/h e níveis de precipitação que podem atingir os 500 mm. As autoridades estão a pedir vigilância redobrada à população perante os elevados riscos de inundações, cheias e deslizamentos de terras, que no passado causaram centenas de mortos.

Mais de 35 mil soldados estão a postos para intervir e ajudar em evacuações e missões de resgate, com 90 abrigos criados em toda a ilha para albergar as comunidades mais vulneráveis. A maioria dos voos domésticos de e para a ilha foi cancelada e 59 voos internacionais serão igualmente afetados, disseram as autoridades dos dois aeroportos de Taiwan.

Para evitar o pior, cerca de três mil turistas estiveram a ser retirados nos últimos dias da Ilha Verde e da Ilha das orquídeas, os dois destinos mais populares do pequeno arquipélago.

No ano passado, o supertufão Dujuan matou três pessoas e feriu mais de 300 em Taiwan, deixando um rasto de destruição à sua passagem. Em 2009, um outro supertufão, o Morakot, devastou ainda mais a ilha, provocando mais de 600 mortes, a maioria delas vítimas de deslizamentos de terras no sul.