Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Theresa May com larga maioria na primeira votação para a substituição do primeiro-ministro britânico

  • 333

WILL OLIVER/EPA

A ministra do Interior britânica surgiu destacadíssima na primeira votação dos deputados conservadores para a escolha do seu novo líder que será também o futuro primeiro-ministro do país

Theresa May obteve 165 da totalidade dos 329 votos dos deputados do Partido Conservador para a escolha do sucessor demissionário líder do partido e ainda primeiro-ministro David Cameron.

A segunda classificada, Andrea Leadsom, surgiu bastante atrás com 66 votos, seguida por Michael Gove que obteve 48. Stephen Crabb obteve 34 e desistiu, enquanto Liam Fox que reuniu apenas 16 foi eliminado.

Apesar de eurocética, a ministra do Interior Theresa May acabou por no final se juntar a David Cameron na campanha pela manutenção do Reino Unido na União Europeia, enquanto a ministra da Justiça Andrea Leadsom e o ministro da Energia Michael Gove foram a favor da saída.

As posteriores votações irão limitar a corrida a dois candidatos. A decisão final sobre a escolha do novo líder dos conservadores, que passará também a ser o futuro primeiro-ministro que deverá conduzir o processo de saída do Reino Unido, deverá eventualmente ser tomada a 9 de setembro.