Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Refugiado da Eritreia tentou entrar na Suíça dentro de uma mala

  • 333

A mala estava a ser transportada por outro refugiado proveniente do mesmo país que viajara de comboio de Itália para a Suíça

Um refugiado da Eritreia tentou entrar na Suíça escondido dentro de uma mala de viagem acabando por ter sido descoberto pela Guarda de Fronteira suíça na estação de comboios de Chiasso, localizada no cantão de Tesino.

A mala estava a ser transportada por outro refugiado da Eritreia que chegara a bordo de um comboio proveniente da Estação Central de Milão. Os guardas solicitaram pela sua identificação e após não a ter apresentado disseram-lhe para abrir a mala, acabando por sair lá de dentro o outro refugiado.

Ambos os refugiados não possuíam documentos e foram recambiados novamente para Itália.

As autoridades suíças indicaram que nas últimas semanas registaram um aumento do número de imigrantes indocumentados que foram retidos após terem tentado entrar no país, a maioria dos quais pretenderia ir depois para outros países europeus. Só na semana passada foram 1044 os que foram detetados nestas circunstâncias vindos de Itália, cerca de metade foram recambiados para aquele país, segundo as normas estipuladas pela convenção de Dublin, que estabelecem que os pedidos de asilo devem ser apresentados no primeiro país europeu a que os refugiados chegam.