Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Europa reitera apoio ao Iraque na luta contra o Estado Islâmico

  • 333

A União Europeia reiterou hoje o apoio ao Governo iraquiano na luta contra o autodenominado Estado Islâmico

A União Europeia reiterou este domingo o apoio ao Governo iraquiano na luta contra o autodenominado Estado Islâmico e os seus esforços para estabilizar áreas que têm sido libertadas da organização extremista, após o atentado suicida de Bagdade.

"O atentado suicida com um carro armadilhado efetuado pelo Estado Islâmico em Bagdad esta noite (...) teve como alvo cidadãos iraquianos inocentes", disse a alta representante da UE para a Política Externa, Frederica Mogherini. A União Europeia, sublinhou, está "ao lado do Governo iraquiano na luta contra o Estado Islâmico". "A vitória militar das forças de segurança iraquianas e, sobretudo, a recente libertação de Fallujah, é um importante passo na luta contra o Daesh", sustentou a alta representante da Política Externa e Segurança Comum da UE.

A União, sublinhou Mogherini, continuará a apoiar, em particular o Iraque, nos esforços para estabilizar rapidamente as áreas de que expulsou o grupo terrorista.


Um atentado suicida com um carro bomba perpetrado pelo grupo extremista numa zona comercial do centro de Bagdade causou hoje a morte a cerca de 120 pessoas, o número mais elevado de vítimas mortais num único ataque registado este ano.