Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Explosão em autocarro na Somália mata 18 pessoas

  • 333

FEISAL OMAR/REUTERS

O ataque ainda não foi reivindicado, mas as suspeitas recaem sobre o grupo extremista al-Shabaab, que realiza frequentemente vários atentados no país

A explosão de uma bomba na passagem de um mini autocarro numa estrada da cidade de Lafole, situada a oeste da capital somali Mogadíscio, causou esta quinta-feira pelo menos 18 mortos.

De acordo com a polícia, o explosivo foi detonado remotamente, não tendo sido ainda reivindicada a autoria do ataque. No entanto, as suspeitas recaem sobre o al-Shabaab, grupo terrorista da Somália com ligações à al-Qaeda, que frequentemente realiza atentados por todo o país.

Uma testemunha ouvida pela Reuters relatou uma “forte explosão” e disse que o mini autocarro seguia próximo de outra viatura que transportava militares somalis, que aparentemente deviam ser o alvo pretendido pelos atacantes.

Além de atentados na Somália, o grupo al-Shabaab tem levado a cabo ataques no Quénia, depois de o país ter enviado militares para ajudarem a combater os terroristas no país.